Projetos de Pesquisa

As relações entre gramática e textos nos livros didáticos de língua espanhola aprovados no PNLD 2015

PERÍODO: desde 2014

Este projeto de pesquisa tem como finalidade acolher discentes da UNIFAL-MG com o intuito de desenvolver iniciação científica e/ou trabalho de conclusão de curso (TCC) nos quais se analisam os livros didáticos de língua espanhola do Ensino Médio aprovados no edital do PNLD 2015 com o objetivo de averiguar o tratamento que determinado tópico gramatical recebe nas coleções. Os pontos de análise se referem: (a) às explicações dadas, (b) à seção em que aparece, (c) às atividades relacionadas, (d) à concepção de língua, gramática e ensino de ambas, (e) à relação com a seção de leitura/interpretação de textos.

Pesquisas relacionadas:

  • Um estudo da abordagem dos conectores nos livros didáticos aprovados no PNDL 2015 – Gracieli Cristina de Oliveira (Iniciação Científica concluída em 2015)
  • Um estudo da abordagem do discurso indireto nos livros didáticos de Língua Espanhola aprovados no PNDL 2015 – Eller Rafael da Silva (Iniciação Científica em andamento)
  • Um estudo da abordagem do modo subjuntivo nos livros didáticos de Língua Espanhola aprovados no PNDL 2015 – Vitória da Silva Borotto (Iniciação Científica em andamento)

————————————————————————————————————————-

Performatividades de gêneros e sexualidades do ponto de vista da Teoria Semiolinguística e da Teoria Queer

PERÍODO: desde 2017

O projeto se propõe a investigar as materializações discursivas das performatividades de gêneros e sexualidades em diferentes corpora, como os textos midiáticos, literários, religiosos, científicos e outros, do ponto de vista da Teoria Semiolinguística e da Teoria Queer.

Pesquisas relacionadas:

  • Projetos de Iniciação Científica submetidos aguardando resultado.

 

Anúncios