Publicações

2017

MAZZARO, Daniel. A tríade sexo-gênero-sexualidade no discurso elocutivo e performativoRevista Travessias (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – ISSN: 1982-5935). v. 11, n. 1., p. 173-186, 2017. (QUALIS: B2)

2016

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de; AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de; GALVÃO, Janaína Aguiar Mendes; ASSIS, Joziane Ferraz de. Entre os horizontes e os obstáculos: dez anos em Minas após a Lei do EspanholIn: BARROS, C.; COSTA, E.; GALVÃO, J. Dez anos da “Lei do Espanhol” (2005-2015). Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2016. p. 381-399. (ISBN: 9788577582792) (LIVRO COMPLETO NA INTERNET)

MAZZARO, Daniel. Teoria das identidades performativas e mise-en-scène semiolinguística: relações e reflexões teóricasIn: MACHADO, I. L.; SANTOS, J. B. C.; JESUS, S. N. (Org.). Análise do discurso: afinidades epistêmicas franco-brasileiras. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 211-236. (ISBN: 9788544410424)

MAZZARO, Daniel. Perceber-se gay: análise de performatividades de (homo)sexualidades em relatos de vidaIn: MACHADO, I. L.; MELO, M. S. S.(Org.). Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2016. p. 43-70. (ISBN: 9788577582969)

AMOSSY, Ruth. A interação argumentativa no discurso literário: da literatura das ideias ao relato de ficção. Trad. Daniel Mazzaro Vilar de Almeida e Ingrid Bomfim Ribeiro. Linha D’Água (Universidade de São Paulo – ISSN: 2236-4242), v. 29, nº 2, p. 5-41, 2016. (QUALIS: B1) 

MAZZARO, Daniel. Identidade, multiculturalismo e as aulas de espanhol: uma reflexão sobre as identidades de gênero e sexualidadeIn: ERES FERNÁNDEZ, G.; BAPTISTA, L. M. T. R.; NOGUEIRA DA SILVA, A. M. (Org.). Enseñanza y aprendizaje del español en Brasil: aspectos lingüísticos, discursivos e interculturales. Brasília: Consejería de Educación de la Embajada de España. Secretaría General Técnica, 2016. p. 57-71. (ISBN: 9788567535142) 

2015

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de; RIBEIRO DA SILVA, Elias; SOUZA, Paula da Costa. Enfoques y metodologías de enseñanzaIn: KANASHIRO, D. S. K.; SANTOS, J. J. Prática de Ensino de Língua Espanhola. Campo Grande: Editora UFMS, 2015. p. 35-54. (ISBN: 9788576134954)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. O poder da palavra e o insulto de gênero.  EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (Universidade Estadual de Santa Cruz – ISSN: 2237-6984), nº 8, p. 80-97, 2015. (QUALIS: B2)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. Religiosamente (ex)gay: imaginarios de la (homo)sexualidad en comentarios de un artículo sobre la “cura gay”. Revista del Instituto de Investigaciones Lingüísticas y Literarias Hispanoamericana (RILL) (Universidad Nacional de Tucumán – ISSN: 2250-6799), nº 20, p. 149-169, 2015. 

 

2014

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. Orientação e revolução sexual nos livros didáticos? Políticas por trás da obra e da crítica. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Ensino de línguas e Estudos de linguagem. Rio de Janeiro: ABH, 2016, p. 246-258. (ISBN: 78-85-66188-08-0) 

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de; MENDES, Emilia. Retórica das imagens na construção do discurso anti-homofóbicoGláuks – Revista de Letras e Artes (Universidade Federal de Viçosa – ISSN: 1415-9015). v. 14, nº 1., p. 1-20, 2014. (QUALIS: B3)

BARRÓN TOVAR, José Franciso. Literalidade: uma aproximação à questão do “poder da palavra”. Trad. Daniel Mazzaro Vilar de Almeida. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (Universidade Estadual de Santa Cruz – ISSN: 2237-6984), nº 6, p. 232-244, 2014. (QUALIS: B2)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de; SOUZA, Paula da Costa. Os conectores para além do texto: propostas de atividades para o ensino médio. Anais do XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol – Ensino de espanhol no Brasil: novos horizontes. Recife: Editora UFPE, 2014, p. 869-882. (ISBN: 9788541503846) [Este mesmo texto foi publicado no livro Formación de profesores de lengua española: una reflexión sobre las prácticas docentes, em 2013, pela mesma editora]

 

2013

MAZZARO, Daniel; SOUZA, Paula da Costa. Os conectores para além do texto: propostas de atividades para o ensino médio. In: OLIVEIRA, Flávia Farias de; MARTÍN, Juan Pablo. Formación de profesores de lengua española: una reflexión sobre las prácticas docentes. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013, p. 71-82. (ISBN: 9788541503846)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. O marcador do discurso “aliás” e suas possibilidades para a língua espanholaRevista Entretextos (Universidade Estadual de Londrina – ISSN: 1519-5392), v. 13, nº 2, p. 344-362, 2013. (QUALIS: B2)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. Por que estudar o discurso homossexual e o homossexual no discurso? Cadernos de Pós-Graduação em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie – ISSN: 1809-4163), v. 13, nº 2, p. 1-16, 2013. (QUALIS: B3)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. Gênero, sexo e sexualidade enquanto clichês: relendo citações de ‘A face e o verso’, de Jurandir CostaRevista Litteris (Universidade Federal Fluminense – ISSN: 1983-7429), v. 2, p. 461-478, 2013. (QUALIS: B4)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. ¡No a la homofobia! Contribuciones del profesor de español a la enseñanza sin homofobiaAnais XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Rio de Janeiro: APEERJ, 2013. (ISBN: 978-85-87332-08-0) (LIVRO COMPLETO NA INTERNET)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. O tratamento dos conectores nas coleções de língua espanhola aprovadas no PNLD-2012: uma questão textual ou discursiva? Atas do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Paulo: ABH, 2013. (ISBN: 978-85-66188-01-1) (LIVRO COMPLETO NA INTERNET)

 

2012

MAZZARO, Daniel. La evaluación de lectura a través de descriptores de cuestiones de respuesta múltipleActas del XIX Seminario de Dificultades de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. São Paulo: Embajada de España en Brasil – Consejería de Educación, 2012. (ISSN: 1677-4051) (LIVRO COMPLETO NA INTERNET)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. Por uma didática do ensino dos conectores em espanhol. In: Revista Práticas de Linguagem (Universidade Federal de Juiz de Fora – ISSN: 2236-7268). v. 2, nº 2, 2012. (QUALIS: B4)

MAZZARO, Daniel. A reformulação e os conectores reformulativos: uma revisão teórica. In: Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU (Centro Universitário UNIABEU – ISSN: 2177-6288). v. 3, nº 3A, 2012. (QUALIS: B5)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de; MARINHO, Janice Helena Chaves. Dos marcadores discursivos e conectores: conceituação e teorias subjacentes. In: Gláuks – Revista de Letras e Artes (Universidade Federal de Viçosa – ISSN: 1415-9015). v. 12, nº 1., p. 169-203, 2012. (QUALIS: B3)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. O funcionamento de conectores em artigos de opinião. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Gêneros textuais: o que há por trás do espelho?. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012, p. 111-123. (ISBN: 9488577581092) (LIVRO COMPLETO NA INTERNET)

 

2011

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. La reformulación en español y la expresión “sea como fuere”. Hispanismo & Fronteira: Anais do VI Congresso Brasileiro de Hispanistas. Campo Grande, 2011.

MAZZARO, Daniel; CHAVES, Luiza Santana. Hablando del respeto a las diferencias y de la sexualidad en las clases de español en la secundariaActas del XVIII Seminario de Dificultades de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. São Paulo: Embajada de España en Brasil – Consejería de Educación, 2011. (ISSN: 0103-8893) (LIVRO COMPLETO NA INTERNET)

ALMEIDA, Daniel Mazzaro Vilar de. Pathos e caça: a emoção em perfis de um site de relacionamento gay e o corpo. In: MELLO, R.; SOUZA, W. E.; MACHADO, I. L. (org.) Anais do IX Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades, Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2011.

MAZZARO, Daniel. “Sou gay, porém totalmente discreto”: os estereótipos e a criação do ethos em um site de relacionamento gay. In: LOPES, E. M., DELL’ISOLA, R. L. P. Revista ReVeLe (Universidade Federal de Minas Gerais – ISSN: 2317-4242), v. 3, Belo Horizonte, Faculdade de Letras da UFMG, 2011, p. 1-23. (QUALIS: B2)

FERRY, A. S.; SILVA, C. E. M.; MARTINS, C. A.; MAZZARO, Daniel; et alliLivro do ENEM – volume I. Belo Horizonte: Zatti Editora, 2011.

FERRY, A. S.; SILVA, C. E. M.; MARTINS, C. A.; MAZZARO, Daniel; et alliLivro do ENEM – volume II. Belo Horizonte: Zatti Editora, 2011.

 

2010

MAZZARO, Daniel. La enseñanza del español en la Enseñanza Media, en un pré-vestibular y en un curso instrumental: ¿es lo mismo? In.: AMARAL, E. T. R. & ALMEIDA, E. G. de. Estudos Hispânicos: Língua, Ensino e Literatura. Belo Horizonte, 2010. p. 1-10.

MAZZARO, Daniel. Gosto se discute?Aimé, São Paulo, n. 11, ano III. Extra, p. 78-81, 2010. (ISBN: 1982-9558) (REVISTA COMPLETA NA INTERNET)

 

2009

MAZZARO, Daniel. “Sea como fuere”: un posible conector. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol: Integração de Culturas. João Pessoa, 2009. p. 1-11.

MAZZARO, Daniel. El español en la secundaria: una propuesta de lectura interdisciplinaria para el desarrollo del sentido crítico. In: BARROS, Cristiano; COSTA, Elzimar (Org.). Viva Voz: O espanhol no ensino básico. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2009, 45-53. (LIVRO COMPLETO NA INTERNET)

 

2008

AMARAL, E. T. R.; MAZZARO, Daniel. Repercussões da Lei nº 11.161/2005: reflexões sobre o ensino de espanhol no Brasil. In.: SOUZA JÚNIOR, José Luiz Foureaux; DONADON-LEAL, J. B.; MENEZES, W. A.; RIRSH, I. R. e SANTOS, A. (Orgs.). As letras e o seu ensino – anais da IX Semana de Letras (2006), Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2008, p. 225-228. (Este texto publicado é uma versão anterior ao de 2007)

MAZZARO, Daniel. Dificultades de lectura en español por brasileños. In: COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins; BARROS, Cristiano Silva de. (Org.). Formação de Professores de Espanhol: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática. Belo Horizonte: PRPq/UFMG, 2008, p. 76-84. (ISBN: 9788590815303) (Para mais informações sobre o livro, clique AQUI)

MAZZARO, Daniel; COSTA, E. G. M. Los conectores en el aula de E/LE: propuestas de actividadesActas del V Simposio Internacional de Didáctica de Español para Extranjeros. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2008. v. 1. p. 651-665.

 

2007

AMARAL, E. T. R.; MAZZARO, Daniel. Repercussões da Lei nº 11.161/2005: reflexões sobre o ensino de espanhol no Brasil. LL Journal (The Graduate Center, The City University of New York – ISSN: 1930-1693), v. 02, nº 2, p. 01, 2007. (QUALIS: C)

MAZZARO, Daniel. La enseñanza de los conectores en contextos de clase de español como lengua extranjera (E/LE): ¿cómo hacerlo?. Actas del IV Simposio Internacional de Didáctica José Carlos Lisboa Instituto Cervantes. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2007. v. 4. p. 121-133.

 

2006

MAZZARO, Daniel; COSTA, E. G. M. La complejidad de la oposición en español: una perspectiva semántico-pragmática. Caligrama (Universidade Federal de Minas Gerais – ISSN: 2238-3824), v. 11, p. 27-45, 2006. (QUALIS: B1)

 

2005

MAZZARO, Daniel; AMARAL, E. T. R. . Los marcadores del discurso en la enseñanza de E/LE: propuestas y análisis de actividades. Actas del XIII Seminario de Dificultades de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. São Paulo: Embajada de España en Brasil – Consejería de Educación, 2005. v. 13. p. 175-187.

Anúncios